quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dicas de Musculação


musculação









Atualmente, muitas pessoas fazem musculação, principalmente os jovens. Entretanto, a grande maioria inicia essa prática de exercícios sem nenhum tipo de preparo ou acompanhamento, acreditando que a única coisa a fazer bem e gerar resultados é sair de casa e se deslocar até uma academia.
Mas as coisas não são assim.
Primeiramente, vale ressaltar que as pessoas vão à academia por motivos diferentes. Alguns querem ficar realmente fortes, ter o corpo definido, enquanto outros querem apenas praticar alguma atividade física e, ainda, há uma boa parcela que deseja perder peso.
Independente da forma que você quer ingressar nesse mundo de academia, as dicas a seguir são indispensáveis para que você consiga atingir seus resultados com êxito, sem precisar se preocupar com nenhum eventual problema que possa surgir futuramente.

Consulte um médico

consulte um médico

Um exame médico sempre é necessário antes que você faça qualquer coisa que envolva forçar o corpo. Caso você tenha algum tipo de problema, você não será necessariamente impedido de executar exercícios, apenas será orientado sobre quais serão suas limitações, frequências e demais detalhes.

Tenha um treinador 

professor de educação física 2

Ao menos no início, sempre é bom manter contato com um profissional especializado. Ele montará um treino e acompanhará como você se sairá nas primeiras vezes. Não tente fazer as coisas sozinho e, caso tente, não force muito. Lesões musculares séries podem levar muito mais tempo para serem recuperadas do que você imagina.

Comece com calma

comece com calma 1
 
Apenas reforçando o que já foi citado anteriormente: não adianta querer começar já “com tudo”. Deixe as sequências de 10/15 repetições por 3 vezes para alguns meses depois, quando seu corpo já estiver acostumado ao ritmo.
É muito importante fazer da academia sua rotina. Portanto, inicie essa jornada em busca de um corpo melhor somente se tiver certeza de que se manterá fiel ao compromisso.

 Não confie em suplementos

não confie em suplementos 

É sempre bom receber acompanhamento profissional no início. Ele impedirá que você saia tomando qualquer coisa que encontre na internet, acreditando ser a fonte mágica para a definição corpórea.
Não se está dizendo que os suplementos não surtem efeito algum. Estou apenas avisando que de nada adiantará se encher de suplementos e sofrer com a falta de vontade. Mais uma vez: a força de vontade é tudo

Não Sinta Dores

não sinta dor 2

Não seja uma daquelas pessoas que exageram na intensidade de exercícios e, após algumas horas, começam a sentir dores e acham que se trata dos exercícios fazendo efeito. Isso nada mais é do que um sinal de que as coisas estão sendo feitas da maneira equivocada.
Diminua a intensidade da próxima vez e, durante o período de dor, procure tratá-la. Caso persista por alguns dias, procure um médico. Se perceber que as dores continuam após determinados exercícios, remova-os de seu esquema de treino. Não tente combater a dor até que ela desapareça.

Troque os treinos
 
 troque os treinos 1

Quando estiver seguindo o mesmo programa por um longo período de tempo e não perceber mais nenhuma mudança em seu corpo, está na hora de trocar os exercícios e aumentar o número de sessões ou repetições.
Nada é pior do que se esforçar e continuar com os mesmos exercícios praticamente à toa.
Vale dizer também que se você se sentir extremamente desconfortável quanto a ir até a academia, seja por qualquer motivo, não insista. Essa deve ser uma atividade prazerosa, que o faça se sentir bem. Caso contrário, não insista, mas procure a orientação de um profissional especializado em atividades físicas.