quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dietas

A cada dia uma nova dieta surge. É assim que funcionam as dietas do momento, nos quais oferecem promessas tentadoras para perder peso em poucos dias. Dieta da sopa, da proteína, volumétrica, etc. 

Enfim, são tantas sugestões de dietas e métodos para emagrecer que escolher uma dieta para seguir acaba se tornando uma missão extremamente difícil. A má notícia? É que as dietas da moda estão se tornando cada vez mais radicais e mais prejudiciais a saúde. Se essas dietas fazem milagre? Na verdade, essa ainda é uma pergunta sem resposta. O que podemos saber das dietas é conhecer seus prós e contras de cada uma delas antes de segui-las.
Afinal, nenhuma mulher que correr o risco de ganhar todo o peso perdido novamente, ou até mesmo acabar prejudicando a saúde com as dietas mirabolantes e totalmente inadequadas. Para ajudar a escolher a sua dieta preferida, reunimos as melhores e mais famosas dietas seguidas pelo público feminino e mostraremos os efeitos colaterais de cada uma delas. Quer conferir os prós e contras das dietas da moda? Veja:

Dieta volumétrica

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A dieta volumétrica é baseada na quantidade de comida. Você deve consumir o maior volume de comida, porém restrita somente a alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes.
Prós: Se alimentar com uma quantidade muito grande de alimentos ajuda na sensação de saciedade, ainda mais quando os alimentos são ricos e fibras como as verduras e legumes, pois ajudam no bom funcionamento do intestino.
Contras: Se restringindo a uma alimentação com apenas frutas, verduras e legumes é provável que o corpo sinta a necessidade de alguns nutrientes, tais como ferro, vitamina B12 e cálcio – ocasionando doenças sérias, como a anemia, por exemplo.

Dieta da sopa

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Como o próprio nome já diz tudo, a dieta da sopa consiste em se alimentar apenas com sopa em um determinado período de tempo. Após alguns dias são acrescentados alguns alimentos extras.
Prós: Segundo os especialistas, não há nenhum lado positivo da dieta da sopa. Ou seja, essa é uma dieta que deve ser evitada.
Contras: Para começar, a dieta da sopa não foi criada por um profissional que estudou e testou antes de inseri-la no mundo das dietas. Outro ponto é que já foram comprovadas reações adversas de pessoas que testaram a dieta da sopa, como colesterol alto.

Dieta da proteína

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 Consiste em consumir alimentos que são ricos em proteínas e gordura em forma de produtos lácteos, carnes e óleos com o objetivo de perder peso.
Prós: Os alimentos ricos em proteínas ajudam na formação das células, dos músculos, unhas, cabelos, hormônios, ossos e das enzimas. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do organismo, além de prolongar a sensação de saciedade.
Contras: Consumir gordura saturada em excesso não é considerado um hábito saudável, já que pode elevar os níveis de colesterol ruim e ocasionar sérios danos a saúde, como doenças hepática, renal e doenças cardiovasculares. Os adeptos da dieta da proteína também podem sentir quadros de tonturas, desmaios e fraquezas.

Dieta Dukan

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O cardápio da dieta Dukan se resume basicamente a carnes magras, peixe e o consumo de frango à vontade, além de pequenas porções de leite, iogurte, queijo e ovo. A dieta Dukan é conhecida por ser classifica em três diferentes etapas. Na segunda etapa são incluídos outros tipos de alimentos, como verduras e legumes – exceto batata. E na ultima etapa é liberado todos os alimentos, porém apenas uma vez por semana.
Prós: A restrição de alguns alimentos faz com que o organismo perca peso com facilidade e em pouco tempo – o que torna a dieta motivadora para a maioria das mulheres.
Contras: Devido o corte de alguns alimentos no cardápio, o organismo pode precisar de nutrientes, já que a pessoa tende ficar sem energia, irrita, com dores de cabeça e com o metabolismo lento.

Dieta da USP

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Apesar de ser batizado como “dieta da USP”, o nome não tem nada relacionado com a Universidade de São Paulo, mas também ninguém sabe esclarecer o porquê do nome. Com a promessa de emagrecer em pouco tempo, a dieta da USP é a queridinha das celebridades.
Prós: A restrição definitiva de alimentos engordativos, como frituras, doces, salgados e bebidas alcoólicas, realmente faz com que o corpo tenha uma redução de peso bastante significativa.
Contras: Assim como as demais dietas, a dieta da USP peca pela falta de carboidratos, deixando nosso corpo irritado, cansado, mal humorado e com falta de concentração. Sem falar que o efeito emagrecedor instantâneo da dieta é comprometido ao final do método, já que a pessoa passa a comer normalmente e pode acabar recuperando todo o seu peso anterior.

Dieta da lua

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Consiste em passar 24 horas consumindo apenas líquidos, de preferência líquidos de baixa caloria, como chás, café, sopas batidas e sucos.
Prós: A diminuição de carboidratos, gorduras, proteínas e a baixa quantidade de calorias dos alimentos realmente fazem com você emagreça, porém apenas durante as 24 horas da dieta. Após os demais dias, pode acabar engordando novamente.
Contras: É uma dieta prejudicial à saúde, pois não há nenhuma comprovação científica de que a dieta realmente funciona e se há algum risco a saúde do seu organismo.

Dieta do tipo sanguíneo

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A dieta do tipo sanguíneo prioriza e evita determinados alimentos de acordo com o seu tipo sanguíneo. Cada tipo sanguíneo deverá consumir alimentos indicados para favorecer o seu metabolismo e, consequentemente acelerar o processo de emagrecimento.
Prós: O lado positivo da dieta do tipo sanguíneo é que não restringe nenhum alimento, já que todos os grupos sanguíneos são favorecidos com um cardápio repleto de nutrientes com vitaminas, fibras e minerais. É uma dieta fácil de ser seguida, já que não oferece nenhum gasto com alimentos especiais.
Contras:Apesar de ser uma dieta com muitos pontos positivos, ainda não há nenhuma comprovação científica sobre sua eficácia quando o assunto é perda de peso.

Dieta das frutas

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 O americano Jay Robb criou a dieta das frutas para quem quer perder peso rápido. Ela é para ser feita durante 3 dias e é indicada para as pessoas que sentem que estão precisando de uma desintoxicação e estão mostrando sinais de inchaço, fadiga, irritabilidade e dependência de carboidratos. Seu autor diz que ao comer alimentos específicos, a pessoa que esta fazendo essa dieta pode remover toxinas e perder os quilos a mais em apenas três dias. Ele afirma que a chave para manter a saúde em longo prazo é fazer uma dieta equilibrada e saudável com uma desintoxicação periódica com frutas cruas e frescas.
Prós: O emagrecimento é muito rápido.
Contras: Por ser uma dieta radical, pobre em proteína e carboidratos, não é recomendado fazê-la por mais de 3 dias.

Dieta dos pontos

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A dieta dos Vigilantes do Peso é uma dieta que envolve ponto. Os pontos são determinados pelas calorias e fibras dos alimentos que a pessoa consome. Os Vigilantes do Peso já têm opções pré-fabricadas de refeições rotuladas pelo valor de seus pontos para facilitar que aos que seguem a dieta a escolherem os alimentos que têm pontuação baixa para o cardápio cotidiano.
Prós: Por ser uma abordagem mais flexível, é uma dieta fácil de ser levada pelo resto da vida.
Contras: Nessa dieta há uma fase inicial em que a pessoa tem que se acostumar à contagem de pontos e a calcular o saldo de pontos.