quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Exercicios Físicos Saudáveis Que Emagrecem

Exercícios que emagrecem

Hoje o artigo é para quem quer queimar calorias. Falaremos de exercícios que emagrecem de uma foram saudável e sem fórmula mágica; se não suar, não vai queimar.
Os exercícios aeróbicos são sem dúvida os que possuem maior queima calórica. Vamos abordar alguns dos esportes que você pode fazer para perder peso e ter um corpo em boa forma.

Corrida

mulher correndo


A corrida vem se tornando uma paixão nacional, em termos de esportes. As pessoas aderem à corrida por vários motivos, como facilidade de fazer em qualquer horário que se disponha. Em quase todas as cidades há locais específicos para a prática dessa atividade, além de ter um custo baixo.

Na corrida são gastas cerca de 900 calorias por hora. Nela desenvolvemos nosso condicionamento físico e a capacidade cárdio-respiratória, mas em compensação ela pode causar danos na coluna e nos joelhos.
Se você quer iniciar nessa modalidade de forma de emagrecer, atente para alguns cuidados básicos:
  • use sempre roupas leves, que facilitam a transpiração;
  • escolha um tênis adequado; algumas marcas vendem tênis de acordo com o seu tipo de pisada; os tênis têm prazo de validade, ou seja, ele deve ser trocado após cerca de 800 km usados;
  • se correr no sol, use protetor solar;
  • nas corridas mais longas, é necessário se hidratar;
  • alongue antes e depois de cada corrida;
Além dessas recomendações, se você for um iniciante, procure ajuda profissional para lhe orientar. Você pode também entrar para um clube de corrida ou até mesmo usar algum desses aplicativos de smartphones com planilhas de percursos diários, que controlam distância, tempo, etc. Respeite seu corpo; curta o esporte e ainda de bônus queime muitas calorias

Bicicleta
 
Imagem-Andando de Bicicleta

A bicicleta é um dos esportes que quase todos nós já praticamos quando éramos criança, e, como diz o velho ditado, “andar de bicicleta ninguém esquece”.
Com uma hora de bicicleta pode-se queimar cerca de 840 calorias. É um esporte que ajuda no desenvolvimento cárdio-respiratório também, melhorando o condicionamento físico e fortalecendo os músculos inferiores. Os contras desse esporte ficam com possíveis lesões na coluna e joelhos.
Como todo esporte, é necessário alguns cuidados para começar a sua prática:
  • procure vias menos movimentadas quando iniciante; se sua cidade tiver uma ciclovia, comece por lá;
  • o selim deve ficar ajustado na altura da cintura, para que, no pedalar, as suas pernas não fiquem nem totalmente esticadas e nem muito flexionadas;
  • antes de sair, verifique a pressão dos pneus, se o selim está fixo e alinhado com a bicicleta e o chão; tente arrastar a bicicleta com os freios acionados, e faça revisão a cada 6 meses em uma bicicletaria.
A bicicleta também pode ser usada como meio de transporte se você não mora muito longe de onde trabalha ou estuda. Pense na possibilidade de ir de bicicleta; você irá economizar algum dinheiro e ainda praticará um ótimo exercício.

Tênis
 
Imagem-Jogando tênis

É um esporte bem completo, pois ao mesmo tempo que trabalha a condição física, envolve o fortalecimento dos músculos. Tem-se que trabalhar as penas para a movimentação, que tem que ser rápida e com paradas bruscas. Os braços servem não só para bater na bola, mas também para manter o equilíbrio do corpo, pois essa modalidade de exercícios usa muito o abdômen.

Os benefícios são a melhora da capacidade cárdio-vascular, reduzindo riscos cardíacos, prevenindo a osteoporose, auxiliando, assim, na diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão.

Os pontos negativos ficam por conta do fato de que se precisa de uma quadra para jogar, e pelo menos mais uma pessoa. Os custos desse exercício também não são baixos, e você vai precisar de:
  • roupa leve que ajude na transpiração;
  • tênis de couro, com reforço na costura com o solado;
  • raquete adequada;
  • bolas (que não costumam durar muito).
Os tenistas costumam sofrer lesões nas costas, nos ombros, cotovelos e joelhos. É preciso começar com orientação de um professor ou de algum amigo com experiência. Vendo pela TV parece simples bater na bola para o outro lado da quadra, mas tem uma série de técnicas para cada tipo de golpe e nem sempre é tão fácil quanto parece.

Natação
 
Imagem-Natação
É considerado por muitos como o esporte mais completo que existe. Nadando você queimará gorduras e esculpirá seu corpo sem impacto. Na natação o gasto calórico é de aproximadamente 540 calorias por hora.

Para que a natação funcione, queimando gordura, faz-se necessário que ela seja feita constantemente, com alteração dos exercícios e estilos. Da mesma forma que na corrida, na natação deve haver uma variação nos treinos com dias de velocidade, outros de distância, e misturando os dois modos.

Assim como no tênis é necessário um local adequado para a prática do esporte, no caso uma piscina, além de touca, maiô e óculos de natação. Procure uma academia ou um clube que possua um professor para aprender da forma adequada. Como no caso do tênis, todos os estilos de natação têm uma técnica correta de aplicação.

Musculação
 
 Imagem-Musculação

A musculação também queima calorias, cerca de 500 por hora. O exercício é muito importante para a resistência muscular e articular. Conforme você for adquirindo músculos, irá queimar mais calorias para a manutenção deles, mesmo quando estiver em repouso.

Para praticar o esporte, procure uma academia com um profissional adequado para lhe passar as séries, que devem treinar grupos musculares diferentes em todas as seções, fazendo com que, enquanto um grupo trabalha, o outro descansa. 

Se você procura perder peso com qualidade tente aliar exercícios aeróbicos com anaeróbicos. Fazer mais de um esporte por semana também é recomendado. Uma dica para quem quer perder peso é não se fixar no número que a balança mostra, pois você pode estar trocando gordura por músculo, o que é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário